Image and video hosting by TinyPic

.

Como se profissionalizar na "Dança do Ventre"

O QUE VOCÊ PRECISA PARA SE TORNAR UMA PROFISSIONAL REGULAMENTADA E QUALIFICADA NA DANÇA DO VENTRE.

Para atuar na área da dança como professora e bailarina profissional, você precisa ter o seu registro (DRT).
O Espaço de Danças Elen Hanna oferece Curso Mensal preparatório para as bailarinas que pretendem se profissionalizar na Dança Oriental (dança do ventre).
O bom preparo e a regulamentação dos professores de dança são indispensáveis para a qualidade e o crescimento da Dança Oriental em nosso país.


O QUE É PRECISO PARA FAZER O CURSO?

O curso é direcionado às profissionais que já estejam ministrando aulas e ainda não se regularizaram e alunas de nível avançado e têm o interesse em se profissionalizar.
A Dança do Ventre é uma modalidade de dança cada dia mais reconhecida e respeitada no Brasil. Isso se deve ao empenho de muitas profissionais da área que realmente trabalham sério para esse reconhecimento.
Desde 2002 venho me dedicando ao estudo dessa arte milenar. (Vide currículo)
Em 2006, depois de incansáveis buscas e pesquisas, pude verificar e comprovar que, para ministrar aulas de Dança do Ventre, a professora precisa SIM estar devidamente regulamentada.
Em 2007 fui aprovada e certificada pelo Sindicato dos Bailarinos. No mesmo ano inaugurei o ESPAÇO DE DANÇAS ELEN HANNA, onde hoje ministro aulas no meu Curso de Dança do Ventre.
Ao contrário do que muitos pensam, para atuar como professora e bailarina profissional de “Dança do Ventre”, é preciso estar devidamente regulamentada.
A dançarina precisa, mediante a comprovação de estudos na área e avaliação se sua dança, tirar o seu DRT.


O QUE É DRT?

Para dar aulas de Educação Física e atuar na área, o professor precisa do seu CREF (Conselho Regional d e Educação Física);
Para atuar da área de Odontologia o Dentista precisa do seu CRO(Conselho Regional de Odontologia);
Para ministrar aulas, se apresentar em eventos específicos e atuar na área, a professora e dançarina precisa do seu DRT(Delegacia Regional do Trabalho).
Desde 1978, a profissão foi reconhecida pela lei nº 6.533, decreto 82.385, de outubro do mesmo ano.


COMO TIRAR O seu DRT

Para tirar o seu DRT você precisa apresentar ao órgão específico do Ministério do Trabalho, um "Diploma" ou um “Atestado de Capacidade profissional”. Para conseguir esse atestado, você vai precisar apresentar um certificado reconhecido de aulas de dança do ventre, além de algumas apresentações devidamente comprovadas. Agora é só se preparar para a “audição” e ser aprovada, é claro.


PARA SER UMA BOA PROFESSORA DE DANÇA, TER O SEU DRT É O SUFICIENTE? “NÃO”

Após comprovar seus trabalhos, você vai ser julgada por uma banca altamente qualificada, composta por pessoas que estão no Ballet a 50 ou 60 anos. Você vai precisar de uma performance com técnica, harmonia, ritmo, expressão, finalização e etc...
A banca vai fazer uma avaliação baseada nos seus conhecimentos em Ballet e um pouco de Dança do Ventre. Você não vai encontrar na banca de DRT uma “Lulu Sabongi”, por exemplo. Não tem como garantir uma boa avaliação se a banca é composta por bailarinas(os) clássicos.
Enfim, seus conhecimentos em relação à técnica, cultura e folclore árabe, podem ser limitados ou até inexistentes para uma banca de DRT, mas para se ministrar aulas, esse despreparo pode ser gravíssimo.
Enquanto não se tem uma autoridade em Dança Oriental(D.Ventre) na banca de DRT, cabe a nós nos prepararmos realmente para assumir essa importante função.
Está em nós, professores e dançarinos, a responsabilidade pelo crescimento e qualidade de nossa tão amada “Dança do Ventre”.


O CURSO

Para melhor orientar e preparar as alunas que realmente querem se profissionalizar na dança, resolvi criar esse curso MENSAL.
Em que consiste o curso:
Revisão e aperfeiçoamento técnico dos movimentos básicos, intermediários e avançados da dança.
Conhecimento e estudo das danças folclóricas;
Estudo e aperfeiçoamento no uso de acessórios e fusões na dança;
Estudo dos principais ritmos;
Técnicas e orientações para uma dança personalizada;
Preparação e direcionamento para exame profissional(DRT).

DURAÇÃO:

O curso tem a duração de dois anos. (Esse tempo pode variar de acordo com o rendimento e experiência anterior comprovada na dança);

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

Rua Delfim Moreira, 470 – Centro/ Varginha
(35) 3221-7756
(35) 9740-7756
(35) 8808-7162

“Está em nós, professores e profissionais da Dança do Ventre, a responsabilidade em fazer de nossa arte, uma modalidade valorizada e respeitada no cenário da dança.”

Elen Hanna
Professora, Bailarina e Pesquisadora de Dança Oriental
DRT 7145/MG - 2006

4 comentários:

Carmilucia disse...

Mantenha me, informada.
Carmilucia Dias(carmiluciatoc@gmail.com)

Unknown disse...

Olá!mantenha-me informada.

Unknown disse...

Obrigada pelas orientações!

Unknown disse...

Da pra.fazer online? Sou do interior de São Paulo