Image and video hosting by TinyPic

.

O que é DRT?


Para dar aulas de Educação Física e atuar na área, o profissional precisa do seu CREF (Conselho Regional de Educação Física);
Para se ministrar aulas, se apresentar em eventos específicos e atuar na área, a professora e bailarina precisa do seu DRT (Delegacia Regional do Trabalho).
Desde 1978, a profissão foi reconhecida pela lei nº 6.533, decreto 82.385, de outubro do mesmo ano.


COMO TIRAR O SEU DRT

Para tirar o seu DRT, é preciso apresentar junto ao Ministério do Trabalho, um Diploma de Curso Superior ou Técnico em Dança. Se você não se encaixa em nenhuma dessas duas opções, você ainda pode apresentar um Atestado de Capacidade Profissional. Para conseguir esse atestado, você vai fazer uma prova de banca no Sindicato da Classe. 

É preciso comprovar alguns anos de trabalho na área através de Certificados de cursos, apresentações em espetáculos, workshops e etc. Cada Sindicato exige um tempo mínimo de trabalhos. O Sindicato de Minas Gerais, por exemplo, pede cinco anos.
Após os trabalhos serem devidamente comprovados, agora é só se preparar para a audição e ser aprovada, é claro.
Caso você não passe na primeira prova, você poderá ter um DRT provisório. Ele é válido por um ano. Após esse período, a prova poderá ser refeita. 

PARA SER UMA BOA PROFISSIONAL EM DANÇAS ÁRABES, TER O SEU DRT É O SUFICIENTE? 

Após comprovar seus trabalhos, normalmente você vai ser julgada por uma banca composta por pessoas que estão no Ballet a 50 ou 60 anos. Você vai precisar estar preparada para improvisações ou apresentar uma performance com técnica, harmonia, ritmo, expressão, finalização e etc... Isso vai depender da forma de avaliação de cada Sindicato.
Normalmente, a banca vai fazer uma avaliação baseada nos seus conhecimentos em Ballet e um pouco de Dança do Ventre. Dificilmente você vai encontrar na banca uma profissional de Dança do Ventre. Não tem como garantir uma avaliação completa se a banca é composta por profissionais do Ballet Clássico.
Enfim, seus conhecimentos em relação à técnica, cultura e folclore árabe, podem ser limitados ou até inexistentes para uma banca de DRT, mas para se ministrar aulas, esse despreparo pode ser gravíssimo.
Atualmente, o Sindicato dos Artistas de Minas Gerais, dependendo do número bailarinas árabes inscritas na banca, está contratando uma profissional da área para avaliar as candidatas. 
Isso é muito bom! Tanto para a profissional, quanto para a nossa modalidade de dança!

"Ser professora e bailarina profissional é uma decisão muito séria! Cabe a nós nos prepararmos realmente para assumir essa importante função."

Para as interessadas em se profissionalizar na área, nós temos um Curso Profissional Mensal de preparação e orientação. 
Um Domingo por mês!
Aulas teóricas e práticas!
Das 9:00h às 16:00h!

Maiores informações: 
Rua Delfim Moreira, 470 - Centro
Varginha 
(35) 3221-7756 - 3222-7726 ou 8808 - 7162/ 07407756

Elen Hanna
Coreógrafa, bailarina e professora de Danças Árabes.
DRT 7145/2006

Nenhum comentário: