Image and video hosting by TinyPic

.

Grandes nomes da Música Clássica Árabe

Oum Khalsoun


(1905 a 1975) 

Oum Kulthum nasceu com o nome Fatima Ibrahim al-Biltaji na aldeia de Tamay ez-Zahayra em El Senbellawein, província de Dakahlia, na região do Delta, perto do Mar Mediterrâneo, numa família pobre. 

Em tenra idade, ela mostrou excepcional talento para cantar. Seu pai ensinou-lhe a recitar o Alcorão e ela disse ter memorizado o livro inteiro. Quando tinha 12 anos, seu pai a disfarçou como um menino e ela entrou em uma pequena companhia de artistas de recitação que ele dirigia. 

A família se mudou para o Cairo no ano de 1923. Na cidade do Cairo, Umm Kulthum e a sua família foram vistos como antiquados. Numa tentativa de aperfeiçoar o talento da filha, o pai contratou vários professores de música. Dado que na época não era bem vistas as carreira artísticas, o pai de Kulthum continuou a acompanhá-la, embora em finais da década de vinte Umm Kulthum tenha-se tornado uma mulher independente, que escolhia os compositores com os quais trabalhava.

FAMA

Oum Khalsoun foi considerada uma das maiores cantoras árabes de todos os tempos. Por mais de 50 anos, ela surpreendeu o mundo árabe com sua voz inigualável. Sua música era capaz de penetrar o coração das pessoas e expressar a alma das nações. Suas musicas foram compostas pelos mais famosos compositores, músicos e letristas e poetas de sua época. 

Umm Kulthum realizava concertos mensais no Cairo, Egito. Estes concertos se tornaram o destaque da vida árabe. Eles eram transmitidos ao vivo pela rádio, que se estendia muito além das terras Egípcias. Sua fama então, se espalhou! Familiares em todo o Oriente Médio paravam para ouvir sua voz.

Antes de Oum Khalsoun, a música clássica árabe era restrita à elite! Após Oum Khalsom, todas a população pôde ter acesso aos seus concertos musicais

Conheça algumas músicas imortalizadas pela cantora:

Hayyart Qalbi
Hobb Eih 
Lessa Faker 
Leilet Hobb
Siret El-Hobb
Daret El-Ayyam
Aghadan Alqak 
Al-Atlal 
Alf Leila we Leila
Amal Hayati 
Ana F'entezarak 
Ansak Ya Salam 
Beeid Annak
El-Hobb Kolloh 
Enta El-Hobb 
Enta Omri 
Esaal Rohak
Fakkarooni 

Esse é um concerto com 2 horas e meia de duração de oum Khalsoum

Música: Inta Omri
Uma das composições mais lindas e amadas pelo povo árabe!
https://www.youtube.com/watch?v=LH9PklSzkAY

A primeira bailarina que ousou dançar uma musica de Oum Khalsoum, foi Sohair Zaki, umas das estrelas da "Era de Ouro da Dança do ventre", no Egito.

https://www.youtube.com/watch?v=gOUfTpAZvi8

Algumas bailarinas árabes interpretando músicas de Oum Khalsoum 

https://www.youtube.com/watch?v=L91GJqgtnAk
https://www.youtube.com/watch?v=G9yRcSfIeKo
https://www.youtube.com/watch?v=pLwINYU7lJ8

Nenhum comentário: